sábado, 3 de janeiro de 2009

PROJETO PEDAGÓGICO- PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE POESIAS ( O GRÃO DE MOSTARDA)

Além de orientadora de trabalhos científicos sou também professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Nesta atividade pedagógica tão prazerosa,já desenvolvi vários projetos de intervenção,principalmente para desenvolver o gosto pela a leitura e escrita, visto que sou professora de língua portuguesa.Atividades assim além de motivar o aluno para a assistência às aulas também desenvolve o senso crítico do mesmo. Pra que essa prática seja copiada e faça valer a pena publico neste blog o projeto prontinho para ser desenvolvido por todos os educadores que como eu gostam de fazer valer o seu trabalho.



PROJETO PEDAGÓGICO

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Tema: Livros, se eu quiser, faço e leio.


TRIBUTO AO LIVRO
(poeminha do prazer)

O sumo prazer humano
Sente o ser que é seduzido
Não apenas pela leitura
Mas, sobretudo, pelo livro
Porque o livro é o corpo
E a leitura, o espírito...
Bruno Bezerra





















ESPERANTINA – OUTUBRO - 2008
PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
“Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”
Augusto Cury, em seu livro “Pais Brilhantes Professores Fascinantes”.

1 - Identificação
Unidade Escolar Leonardo das Dores
Professora: Jesus Miranda
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Livros, leves e soltos.
Atividades de Leitura: Leitura de Poesias
Atividades de Produção textual: Produção de poesias
Público Alvo: Ensino Médio - Série: 1ª : G e H
Tempo previsto: outubro a dezembro 2008
Culminância: ___/_____/______
2 – Apresentação
A razão do projeto LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO será a de criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo poesias, produzindo suas próprias poesias e declamando diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura. Este projeto possibilitará que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos do texto, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura. Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos poéticos. Será de fundamental importância trabalhar este projeto, porque proporciona aos educandos uma imersão no mundo da leitura e oferece condições para que ela se torne efetivamente uma prática. Neste projeto, o aluno ao se tornar produtor e divulgador de textos, se tornará num só processo, uma pessoa mais crítica diante da realidade que o cerca, desenvolverá sua capacidade discursiva e se abrirá ao convívio mais humanizado e mais caloroso com os outros colegas da escola. Com o decorrer das atividades, espero alcançar os objetivos aqui propostos, que além da prática, envolvem o aprimoramento da capacidade de o aluno sentir prazer ao ler e declamar poesias.

3 - Justificativa
A informação vem se multiplicando a cada dia. E a necessidade de eleger o que é importante, apreciável e praticável está posta para escola que deseja formar cidadãos profundamente críticos e preparados para a vida. A escola deseja ser a educadora primeira para o aluno que vem recebendo tantas informações alienadas. Uma das formas de efetivar essa autonomia é a execução do projeto que ora se apresenta. O projeto de LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO pretende fazer a ponte entre o conhecimento existente e o necessário para produzir novos saberes, levando em conta as diferenças individuais dos nossos alunos. O objetivo maior é integrar esses alunos ao mundo letrado, resgatando sua auto-estima e possibilitando-o continuar aprendendo para se tornarem futuros profissionais da Educação.

4 – Objetivos Pedagógicos:
Geral: Desenvolver a competência comunicativa através de produção livros, fazendo o uso do conhecimento e da estrutura da língua.
Específicos:
•Desenvolver o prazer da leitura e a curiosidade textual.
•Conhecer e usar a estrutura poética: forma e sonoridade.
•Liberar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.

5 – Desenvolvimento
•Conversando com os alunos sobre o tema e pedindo que cada dê o seu próprio conceito de poema;
•Explicando aos alunos o que é Poema;
•Mostrando através do retro projetor vários poemas de Manuel Bandeira. Declamando com entonação e ritmo: professora e alunos, individual e compartilhada;
•Propondo atividades de compreensão oral e escrita de questões relacionadas aos poemas;
•Criação de um poema por cada aluno, revendo-os através de leitura, trocando os poemas entre os colegas para que leiam e dêem sugestões;
•Levando para a sala de aula alguns exemplares de livros (Literatura em minha casa e outros), incentivando a colaboração dos alunos para que leiam os livros de poemas e/ou poesias.
•Distribuindo os livros e deixando que cada aluno escolha dois poemas com temáticas de sua preferência, após as escolhas cada aluno deverá escrever no seu caderno os poemas escolhidos, respeitando sua estética e deverá constar:
• O nome do autor(a);
• o nome do livro de onde foi tirado;
• o nome da editora que o publicou;
• o nome da cidade onde se localiza a editora;
• o ano da edição do livro;
• o número da página onde está o poema;
E abaixo de cada poema o aluno escreverá no máximo três frases explicando o porquê da sua escolha.

6 - Procedimentos metodológicos
Pesquisa e seleção de livros de poesia para leitura.
Leitura individual da obra pelo aluno.
Pesquisa de vocabulário.
Produção escrita de texto poesia.
Reescrita de textos após correção.
Produção de livro com a coletânea de textos escritos pelos alunos.
Diagramação, formatação e impressão do livro.

7 - Avaliação
Ela será de forma processual e contínua, valorizando o progresso do aluno através de seus conhecimentos, observando a participação, o desenvolvimento, envolvimento, relacionamento e o interesse do aluno conforme o método utilizado durante as etapas metodológico propostas pelo professor.
Outro recurso que será utilizado é a auto-avaliação, pois levará o aluno à reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem e ao entendimento de seu progresso e de suas dificuldades, favorecendo assim o desenvolvimento da auto-estima.
8 – Recursos
Humanos:
• Aluno;
• Professor.
Pedagógicos:

• Quadro de acrílico;
• Retro projetor;
• Som;
• Livros Literários (poemas);

• Cartolina;
• Pincel;

• Fita gomada;
• Papel...


9 - Considerações Finais
Diante do projeto que acabamos de esboçar e das necessidades apresentadas vimos ser urgente a implantação do mesmo. Para tanto, a ajuda financeira que por hora pleiteamos se constitui o apoio inicial para efetivação deste projeto. Desde já agradecemos esta ação efetiva que em muito contribuirá para a construção de uma cultura de cidadãos letrados e críticos.
Na culminância do projeto, será realizado, na escola, um momento para o lançamento dos livros através de uma confraternização e socialização do trabalho realizado, com a participação de alunos autores e das demais turmas, funcionários, coordenadores, direção, enfim, toda a comunidade escolar.

10 – Bibliografia
Coleção Literatura em minha casa.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 4 ed. São Paulo: Ática, 1988.
BRANDÂO, Helena; MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática da leitura. In: Ensinar e aprender com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
KLEIMAN, Â. Oficina de leitura: teoria e prática. 5.ed., Campinas: Pontes/Ed. da UNICAMP, 1997.
LEITE, L.C.M. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. Em: GERALDI, J.W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997, pp. 17-25.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais, Língua Portuguesa. Secretaria de Ensino Médio- SEC- MEC-Brasília, DF: 1998.
NOVA PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico. São Paulo: Respel, 2002.


(Segue a lista do material de primeira necessidade que queremos ajuda da escola).
(apoio inicial para efetivação deste projeto)
(a lista é sugestiva e a gosto)

8 comentários:

  1. como sei que é urgente melhorar o quadro educacional no nosso país e devemos começar em nossa escola. Sou educadora da rede pública, janaúba MG, e venho tendo vários obstáculos na melhora do ritmo da leitura, e escrita de meus alunos e estou tentando criar um projeto de poesias, poemas que desperte o interesse dos alunos, melhore a interpretação enfim estou angustiada por não conseguir alfabetizar alunos do 4º ano. Gostei do projeto acima, e se tiver dicas pode me enviar pelo emeio elisangela.costalopes@yahoo.com.br

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  2. Eloisa Menezes Pereira14 de junho de 2009 às 06:49

    Volúpios devaneios

    Corpos delirantes
    Arrepiam-se de desejos
    Sonhando com o encontro
    Festejam confiantes

    Carícias navegam ao prazer
    Ancorando no deleite
    Respiram cumplicidade
    Fantasiando ao fazer...

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  3. adorei o projeto parabens

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  4. gosto de poesia e acresito q já passei isso p meus alunos.Lemos vários escritores...e vou trabalhar em meu TCC um projeto em torno da essencialidade de sermos leitores de poesia.vc está indo bem!

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  5. Encarcerando a esperança

    Gritos silenciosos
    Ressuscitam o desespero
    No festival de contradições
    Ampliando as manifestações

    Inibidos pela defesa
    Constrangem a impunidade,
    Decretam surpresa
    Incitando a sociedade

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  6. Colóquio das emoções


    Ser gaúcho é sentimento
    Regado pelo tempo
    Na constância dos olhares
    Bifurca seus cantares

    Na idade presente
    A aprendizagem vértice
    No mistério da velhice
    Deixa-nos contente...

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  7. sou universitária do curso de Pedagogia e vou fazer estágio em uma turma do 4º ano. Já fiz a etapa de observação e descobri que a maioria das criaças não sabe ler. Gostei do Projeto e vou adapta-lo à turma. Mas se tiver mais algumas sugestões, ficaria muito grata se me enviasse.
    Carolinazaltron@hotmail.com

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  8. Parabéns pela iniciativa, mas orientações é com til e não com acento circunflexo.
    Bernadete Pavão

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