sábado, 3 de janeiro de 2009

Dicas para elaboração de uma monografia

Dicas para elaboração de uma monografia - www.tccfacil.blogspot.com
Dicas para elaboração de uma monografia
Maria de Jesus Gomes Miranda Sousa
O que é Monografia ?
O termo monografia designa um tipo especial de trabalho científico. Considera-se monografia aquele trabalho que concentra sua abordagem em um assunto específico, em um determinado problema, tendo este, um tratamento pormenorizado e analítico.
Por esse motivo, a utilização do termo na caracterização de uma série de trabalhos escolares, ainda que resultantes de investigação científica, testemunha a incorreta generalização do conceito.
Os trabalhos científicos serão monográficos na medida em que satisfizerem à exigência da especificação, ou seja, na razão direta de um tratamento estruturado de um único tema, devidamente delimitado. O trabalho monográfico caracteriza-se mais pela unicidade e delimitação do tema, pela profundidade do tratamento, do que por sua eventual extensão, generalidade ou valor didático.
Normalmente, a monografia consiste na forma de trabalho científico exigida do aluno no momento da obtenção de sua titulação acadêmica, ou seja, no instante imediatamente precedente à conclusão de seu curso.
Como se elabora uma monografia?
a elaboração de uma monografia consiste em todo um processo milimetricamente planejado e desempenhado por partes, para sua fluidez, clareza, e obtenção de uma satisfatória conceituação por parte do orientador/professor regente, mas essencialmente, para a relevante contribuição no campo científico brasileiro, que é a finalidade máxima do trabalho monográfico.
A preparação de uma monografia exige disponibilidade de tempo, emprego de especiais técnicas de pesquisa, estudo, levantamento de bibliografias pertinentes ao tema, delimitação do principal objeto de estudo e disposição de capítulos em consonância direta com o assunto escolhido, que deve ser criteriosamente selecionado, tendo em vista a possibilidade de aprofundamento e levantamento de informações pertinentes.
Como deve ser redigida uma monografia?
Monografia não deve ser considerada como uma pesquisa, em seu elementar sentido, mas sim em um estudo que visa levantar uma conclusão pertinente e passível de contribuição teórica nos campos científicos, sociais e tecnológicos relevantes na contemporaneidade.
Todo trabalho monográfico deve ser redigido de forma clara e objetiva, de preferência com a utilização da norma culta, ou seja, o nível de língua portuguesa de bom padrão. Evitando o linguajar coloquial (aquele utilizado no cotidiano, e de baixo valor estético), a monografia deve discorrer sobre o tema na terceira pessoa do singular. Seus textos devem ser pautados em seqüência lógica, onde idéias, expressões e colocações devem essencialmente ser dispostas e centradas em torno do tema principal, evitando abordagens extensas acerca de assuntos de pouca ou nenhuma relevância ao tema escolhido.
O que é a ABNT?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico do País. Os trabalhos acadêmicos e científicos de modo geral, devem seguir suas normas de apresentação, para enquadramento formal, e aceitação nas Universidades e Faculdades brasileiras. Uma monografia enquanto trabalho científico deve, portanto, ser formulada e disposta de acordo com as especificações ABNT, que deliberam sobre a maioria dos quesitos componentes, desde o estilo de redação, até o ideal espaçamento entre linhas, parágrafos, títulos, subtítulos, sumário, referências bibliográficas, dentre outros.
Origem da palavra Monografia

Etimologicamente monografia significa “monos” – um só e “graphein” – escrever, dissertar a respeito de um assunto único. É importante ressaltar que não há monografia sem investigação científica e que este tipo de trabalho não pretende fazer do aluno um cientista, mas oportunizá-lo conhecer a metodologia da pesquisa científica. Para escrever uma monografia o aluno deve obedecer a princípios estabelecidos pela metodologia científica e adquirir não só a capacidade de conhecer as conclusões que lhe são transmitidas, mas a habilidade de reconstituir, de refazer as diversas etapas do caminho percorrido pelos cientistas. As características principais do trabalho monográfico são:
- especificação e/ou delimitação do tema: que significa a redução da abordagem a um único tema ou assunto.
- Originalidade: Originalidade neste caso não significa novidade, mas retorno às origens, à essência.
- Reflexão: principal característica da monografia, sem ela o trabalho corre o risco de tornar-se um simples relatório.

ETAPAS A SEREM SEGUIDAS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA.

• Escolha do Assunto: A escolha do assunto exige uma análise detalhada de aspectos como: tempo disponível para realizar a pesquisa, bibliografia existente sobre o assunto, possibilidade de consultas

• Delimitação do Tema: O assunto não pode ser muito amplo nem muito limitado.

• Escolha do tipo de pesquisa e do método a ser utilizado: O problema levantado é que determina o tipo de pesquisa a ser empreendida. A
pesquisa pode ser empírica(que demanda método empírico: experimento, observação de campo, etc) ou não empírica (que se processa mediante a dedução por não ter possibilidade de verificação empírica, recorrendo por isso à demonstração teórica).

• Pesquisa bibliográfica: Nesta etapa o pesquisador consultará toda a produção escrita existente sobre o assunto.

• Construção: Esta etapa consiste na ordenação do material coletado o que vai fornecer solução ao problema.

• Redação:
Desde sua fase de construção o trabalho monográfico já vem sendo redigido. Como o trabalho literário, também o trabalho científico tem sua arte própria para se poder conciliar precisão, objetividade e clareza. Na redação de uma monografia deve-se seguir os seguintes passos: -Redação Provisória - escrita preliminar, para posterior revisão. -Redação definitiva - quando são feitas as correções, emendas e organização final.

ATENÇÃO:- Procure realizar uma boa revisão de língua portuguesa e digitação. - Procure eliminar a quantidade excessiva de parágrafos muito curtos de 02 a 03 linhas, pois tal procedimento interrompe, de certa forma, a fluidez do texto.- Procure dar uma atenção especial a numeração de seu trabalho. Esta deve estar coerente com as normas

Sem comentários:

Enviar um comentário