sábado, 3 de janeiro de 2009

PROJETO PEDAGÓGICO- PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE POESIAS ( O GRÃO DE MOSTARDA)

Além de orientadora de trabalhos científicos sou também professora da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Nesta atividade pedagógica tão prazerosa,já desenvolvi vários projetos de intervenção,principalmente para desenvolver o gosto pela a leitura e escrita, visto que sou professora de língua portuguesa.Atividades assim além de motivar o aluno para a assistência às aulas também desenvolve o senso crítico do mesmo. Pra que essa prática seja copiada e faça valer a pena publico neste blog o projeto prontinho para ser desenvolvido por todos os educadores que como eu gostam de fazer valer o seu trabalho.



PROJETO PEDAGÓGICO

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Tema: Livros, se eu quiser, faço e leio.


TRIBUTO AO LIVRO
(poeminha do prazer)

O sumo prazer humano
Sente o ser que é seduzido
Não apenas pela leitura
Mas, sobretudo, pelo livro
Porque o livro é o corpo
E a leitura, o espírito...
Bruno Bezerra





















ESPERANTINA – OUTUBRO - 2008
PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
“Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”
Augusto Cury, em seu livro “Pais Brilhantes Professores Fascinantes”.

1 - Identificação
Unidade Escolar Leonardo das Dores
Professora: Jesus Miranda
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Livros, leves e soltos.
Atividades de Leitura: Leitura de Poesias
Atividades de Produção textual: Produção de poesias
Público Alvo: Ensino Médio - Série: 1ª : G e H
Tempo previsto: outubro a dezembro 2008
Culminância: ___/_____/______
2 – Apresentação
A razão do projeto LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO será a de criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo poesias, produzindo suas próprias poesias e declamando diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura. Este projeto possibilitará que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos do texto, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura. Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos poéticos. Será de fundamental importância trabalhar este projeto, porque proporciona aos educandos uma imersão no mundo da leitura e oferece condições para que ela se torne efetivamente uma prática. Neste projeto, o aluno ao se tornar produtor e divulgador de textos, se tornará num só processo, uma pessoa mais crítica diante da realidade que o cerca, desenvolverá sua capacidade discursiva e se abrirá ao convívio mais humanizado e mais caloroso com os outros colegas da escola. Com o decorrer das atividades, espero alcançar os objetivos aqui propostos, que além da prática, envolvem o aprimoramento da capacidade de o aluno sentir prazer ao ler e declamar poesias.

3 - Justificativa
A informação vem se multiplicando a cada dia. E a necessidade de eleger o que é importante, apreciável e praticável está posta para escola que deseja formar cidadãos profundamente críticos e preparados para a vida. A escola deseja ser a educadora primeira para o aluno que vem recebendo tantas informações alienadas. Uma das formas de efetivar essa autonomia é a execução do projeto que ora se apresenta. O projeto de LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO pretende fazer a ponte entre o conhecimento existente e o necessário para produzir novos saberes, levando em conta as diferenças individuais dos nossos alunos. O objetivo maior é integrar esses alunos ao mundo letrado, resgatando sua auto-estima e possibilitando-o continuar aprendendo para se tornarem futuros profissionais da Educação.

4 – Objetivos Pedagógicos:
Geral: Desenvolver a competência comunicativa através de produção livros, fazendo o uso do conhecimento e da estrutura da língua.
Específicos:
•Desenvolver o prazer da leitura e a curiosidade textual.
•Conhecer e usar a estrutura poética: forma e sonoridade.
•Liberar o leitor e deixá-lo em contato com o livro, permitindo que ele sozinho procure os seus caminhos literários, tirando do texto o que mais lhe interessar no momento e usufruindo aquilo que vier ao encontro de suas buscas.

5 – Desenvolvimento
•Conversando com os alunos sobre o tema e pedindo que cada dê o seu próprio conceito de poema;
•Explicando aos alunos o que é Poema;
•Mostrando através do retro projetor vários poemas de Manuel Bandeira. Declamando com entonação e ritmo: professora e alunos, individual e compartilhada;
•Propondo atividades de compreensão oral e escrita de questões relacionadas aos poemas;
•Criação de um poema por cada aluno, revendo-os através de leitura, trocando os poemas entre os colegas para que leiam e dêem sugestões;
•Levando para a sala de aula alguns exemplares de livros (Literatura em minha casa e outros), incentivando a colaboração dos alunos para que leiam os livros de poemas e/ou poesias.
•Distribuindo os livros e deixando que cada aluno escolha dois poemas com temáticas de sua preferência, após as escolhas cada aluno deverá escrever no seu caderno os poemas escolhidos, respeitando sua estética e deverá constar:
• O nome do autor(a);
• o nome do livro de onde foi tirado;
• o nome da editora que o publicou;
• o nome da cidade onde se localiza a editora;
• o ano da edição do livro;
• o número da página onde está o poema;
E abaixo de cada poema o aluno escreverá no máximo três frases explicando o porquê da sua escolha.

6 - Procedimentos metodológicos
Pesquisa e seleção de livros de poesia para leitura.
Leitura individual da obra pelo aluno.
Pesquisa de vocabulário.
Produção escrita de texto poesia.
Reescrita de textos após correção.
Produção de livro com a coletânea de textos escritos pelos alunos.
Diagramação, formatação e impressão do livro.

7 - Avaliação
Ela será de forma processual e contínua, valorizando o progresso do aluno através de seus conhecimentos, observando a participação, o desenvolvimento, envolvimento, relacionamento e o interesse do aluno conforme o método utilizado durante as etapas metodológico propostas pelo professor.
Outro recurso que será utilizado é a auto-avaliação, pois levará o aluno à reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem e ao entendimento de seu progresso e de suas dificuldades, favorecendo assim o desenvolvimento da auto-estima.
8 – Recursos
Humanos:
• Aluno;
• Professor.
Pedagógicos:

• Quadro de acrílico;
• Retro projetor;
• Som;
• Livros Literários (poemas);

• Cartolina;
• Pincel;

• Fita gomada;
• Papel...


9 - Considerações Finais
Diante do projeto que acabamos de esboçar e das necessidades apresentadas vimos ser urgente a implantação do mesmo. Para tanto, a ajuda financeira que por hora pleiteamos se constitui o apoio inicial para efetivação deste projeto. Desde já agradecemos esta ação efetiva que em muito contribuirá para a construção de uma cultura de cidadãos letrados e críticos.
Na culminância do projeto, será realizado, na escola, um momento para o lançamento dos livros através de uma confraternização e socialização do trabalho realizado, com a participação de alunos autores e das demais turmas, funcionários, coordenadores, direção, enfim, toda a comunidade escolar.

10 – Bibliografia
Coleção Literatura em minha casa.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 4 ed. São Paulo: Ática, 1988.
BRANDÂO, Helena; MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática da leitura. In: Ensinar e aprender com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
KLEIMAN, Â. Oficina de leitura: teoria e prática. 5.ed., Campinas: Pontes/Ed. da UNICAMP, 1997.
LEITE, L.C.M. Gramática e literatura: desencontros e esperanças. Em: GERALDI, J.W. (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997, pp. 17-25.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros curriculares nacionais, Língua Portuguesa. Secretaria de Ensino Médio- SEC- MEC-Brasília, DF: 1998.
NOVA PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico. São Paulo: Respel, 2002.


(Segue a lista do material de primeira necessidade que queremos ajuda da escola).
(apoio inicial para efetivação deste projeto)
(a lista é sugestiva e a gosto)

6 comentários:

  1. como sei que é urgente melhorar o quadro educacional no nosso país e devemos começar em nossa escola. Sou educadora da rede pública, janaúba MG, e venho tendo vários obstáculos na melhora do ritmo da leitura, e escrita de meus alunos e estou tentando criar um projeto de poesias, poemas que desperte o interesse dos alunos, melhore a interpretação enfim estou angustiada por não conseguir alfabetizar alunos do 4º ano. Gostei do projeto acima, e se tiver dicas pode me enviar pelo emeio elisangela.costalopes@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  2. Eloisa Menezes Pereira14 de junho de 2009 às 06:49

    Volúpios devaneios

    Corpos delirantes
    Arrepiam-se de desejos
    Sonhando com o encontro
    Festejam confiantes

    Carícias navegam ao prazer
    Ancorando no deleite
    Respiram cumplicidade
    Fantasiando ao fazer...

    ResponderEliminar
  3. adorei o projeto parabens

    ResponderEliminar
  4. gosto de poesia e acresito q já passei isso p meus alunos.Lemos vários escritores...e vou trabalhar em meu TCC um projeto em torno da essencialidade de sermos leitores de poesia.vc está indo bem!

    ResponderEliminar
  5. sou universitária do curso de Pedagogia e vou fazer estágio em uma turma do 4º ano. Já fiz a etapa de observação e descobri que a maioria das criaças não sabe ler. Gostei do Projeto e vou adapta-lo à turma. Mas se tiver mais algumas sugestões, ficaria muito grata se me enviasse.
    Carolinazaltron@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela iniciativa, mas orientações é com til e não com acento circunflexo.
    Bernadete Pavão

    ResponderEliminar